Aula de Campo da Eletiva “Imagine a Língua do Povo”

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio CEEFMTI Afonso Cláudio, na última sexta-feira dia 27/10/2023 realizou um passeio cultural com as turmas do 6 º ao 9º ano que fazem parte da eletiva “Imagine a Língua do Povo” que é a junção de duas disciplinas da base: Língua Portuguesa e Geografia. A ação teve início pela associação das paneleiras de Vitória em Goiabeiras e Palácio Anchieta no centro de Vitória. O objetivo da ação é fazer com que os alunos conheçam, respeitem e valorizem as formas de expressão, crenças, costumes, manifestações culturais e populares, transmitidas de geração em geração pela população capixaba.
A necessidade de conhecer e se apropriar da Cultura Brasileira – do artesanato, das crenças, dos costumes, da dança e da música, é de extrema importância no contexto escolar. Onde os estudantes têm contato uns com os outros e com as diferentes disciplinas das Áreas do Conhecimento.
Os alunos tiveram a oportunidade de produzirem suas próprias panelas de barro dentro do galpão das paneleiras. Deste modo eles puderam compreender de forma empírica o processo de retirada do barro, do manuseio do material, das sensações obtidas de estar em contato com a natureza e do resultado alcançado após o término da panela de barro capixaba. Destarte, os estudantes tiveram a mesma instrução na produção da panela, porém cada uma obteve o formato e as características que são particulares, revelando assim a característica trazida de sua cultura, bem como o currículo vivido.
Outra característica muito importante abordada nesse passeio cultural foi o bioma Mangues típico da região litorânea do Brasil, em especial do nosso estado que são formados em áreas de estuários. Esse bioma possui uma biodiversidade enorme em sua fauna e flora, tendo grande importância ambiental, socioeconômica e cultural.
No Palácio Anchieta (sede do Poder Executivo do Espírito Santo) os estudantes puderam contemplar a cultura do estado através de sua origem jesuítica e os seus aspectos históricos que permanecem até hoje na estrutura do Palácio. O ambiente foi propício para que os estudantes pudessem contemplar e se sentirem pertencentes ao processo de formação de nossa sociedade, por meio de exposição de objetos, fotografias e utensílios utilizados por pessoas que contribuíram para a cultura capixaba.
Outro momento enriquecedor foi a visita a exposição do Museu Vale, com a temática “De onde surgem os sonhos” (coleção de Andrea e José olympio Pereira), com o intuito de valorização e democratização à cultura do Espírito Santo, bem como num cenário da arte contemporânea brasileira em sua diversidade e pluralidade.
A aluna Monara Nunes Viana do 9º01 disse:-Quando soube do passeio cultural me empolguei muito, por ser algo fundamental e muito importante para meu crescimento como estudante, e parte do meu crescimento profissional. Afinal, foi um passeio de grandes aprendizados, tais como: Cultura e história do Espírito Santo, mais sobre a cultura indígena Brasileira, cultura e história das paneleiras, conhecimento de novos locais, passeio cheio de aprendizado e inesquecível!
