Vivência Intercultural

Estudantes realizam visita técnica à Aldeia três Palmeiras em Aracruz e ao Sítio Arqueológico das ruínas de São José do Queimado na Serra como Parte do Projeto “Saberes e Resistências”

Sitio arqueológico de queimados

No dia 2 de julho de 2025, os estudantes participaram de uma atividade formativa e transformadora como parte do projeto interdisciplinar “Saberes e Resistências – Além dos Estereótipos”. A ação consistiu em uma visita técnica à comunidade tradicional Guarani, localizada na Aldeia Três Palmeiras, no município de Aracruz, e ao Sítio Arqueológico de Queimado, na Serra. A atividade proporcionou uma rica experiência de imersão nas culturas dos povos originários e das comunidades afrodescendentes, possibilitando aos estudantes ampliar seus conhecimentos sobre a diversidade cultural brasileira e refletir sobre a importância da preservação dessas heranças históricas.

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Encontro com o Povo Guarani

 Durante a visita à Aldeia Três Palmeiras, os estudantes foram recebidos pelo Cacique Nelson da comunidade Guarani e sua esposa Rosangela. Os estudantes também participaram de uma palestra com o cacique, que ainda mantém viva sua língua nativa e suas tradições religiosas ancestrais e apresentou durante sua fala aspectos históricos e culturais do seu povo, além de destacar os desafios enfrentados na luta pela manutenção de seu território, idioma e modo de vida.

Como parte da vivência, os alunos também puderam experimentar uma atividade tradicional da cultura Guarani: o uso do arco e flecha, prática que reforçou a conexão com os saberes milenares desses povos e despertou respeito e admiração entre os participantes.

Aldeia indígena

Para Rosângela, representante da comunidade visitada,

“A visita à aldeia Guarani é importante para os alunos saberem a nossa verdadeira história. Eles aprendem sobre nossa verdadeira realidade, a nossa vivência. Um pouco da nossa língua, um pouco dos nossos saberes.”

“Idealizar essa experiência foi, para nós professoras, uma forma de integrar o conhecimento à vida real, oferecendo aos alunos a oportunidade de enxergar, ouvir e sentir aquilo que muitas vezes só acessamos pelos livros. Como professora de Informática e História, acredito que a tecnologia precisa andar de mãos dadas com a consciência social, e foi isso que buscamos ao visitar uma comunidade tradicional Guarani e o sítio arqueológico como as ruínas de Queimado. Cada passo dado, cada conversa, cada olhar atento dos estudantes confirmou que aprender vai muito além da sala de aula: é também respeito, escuta e vivência.”
Simone Giestas, professora de Informática e História

“Visitar a comunidade tradicional Guarani e o sítio arqueológico de Queimado é mais do que uma visita: é um mergulho na história viva do Brasil. Uma experiência que mistura natureza, espiritualidade, arqueologia e cultura, deixando marcas profundas no coração e na mente de quem participa. É uma forma de proporcionar ao aluno conhecimento sobre a sua ancestralidade e levá-lo a uma reflexão sobre respeito, preservação da natureza e dos espaços e registros deixados por outros povos.”
Elisangela, professora de História

Quimados

Memória Afrodescendente

O roteiro seguiu para o Sítio Arqueológico de Queimado, um importante marco da resistência negra no Espírito Santo. Ali, os alunos puderam compreender a profundidade da herança africana no estado e refletir sobre o apagamento histórico que por séculos ocultou contribuições fundamentais dos povos afrodescendentes para a formação cultural e econômica do Espírito santo.

Guiados pela coordenadora do projeto, os estudantes puderam explorar as ruínas e os registros históricos que evidenciam a resistência das comunidades negras desde o período colonial. No local, exploraram vestígios históricos que revelam a presença e a luta das populações afrodescendentes no Espírito Santo, refletindo sobre a trajetória dos heróis capixabas Eliziário, “Chico Prego” e “João da Viúva”,  e a importância de valorizar essas trajetórias na construção da identidade nacional.

A iniciativa reafirma o compromisso da escola com uma educação comprometida com os direitos humanos, o respeito às diferenças e a valorização das múltiplas culturas que compõem a sociedade brasileira.

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